O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio psiquiátrico do desenvolvimento que afeta 1 em cada 160 crianças, de acordo com pesquisas feitas pela Organização Pan-Americana de Saúde.
Por ser uma patologia que se inicia na infância, os sinais de autismo podem aparecer desde o nascimento até os cinco anos de vida, persistindo pela adolescência e vida adulta.
Sendo um transtorno de espectro, os sinais e características do autismo são variados e nem sempre são fáceis de serem percebidos. Por isso, criamos esse artigo para você conhecer os 7 principais sintomas de autismo e o que fazer nesses casos. Vamos lá?
Sintomas de autismo
As características do autismo englobam, principalmente, a dificuldade de socialização e comunicação. Dessa forma, os 7 principais sintomas de autismo são:
- Dificuldade em fazer contato visual
- Dificuldade em expressar sentimentos e ideias
- Dificuldade em se comunicar
- Irritação com mudança de rotina
- Dificuldade na coordenação motora
- Movimentos repetitivos
- Sensibilidade a luz, sons, toques, etc
Dificuldade em fazer contato visual
Pessoas com TEA tendem a ter dificuldade em fazer contato visual com outras pessoas.
Dificuldade em expressar sentimentos e ideias
Não conseguir expressar ideias e sentimentos de forma clara é um dos sintomas de autismo bem comuns, devido a dificuldade em compreender e usar a linguagem corporal, expressões faciais e gestos.
Dificuldade em se comunicar
A dificuldade na comunicação é um dos sinais de autismo que variam, desde o atraso do desenvolvimento da fala até a dificuldade para participar ou iniciar conversas, dificultando a adaptação em ambientes diferentes.
Irritação com mudança na rotina
“Birras”, choros, agressividade e irritação em crianças com autismo quando ocorrem mudanças na rotina ou no ambiente são sintomas bastante comuns.
Pelo fato de até as pequenas mudanças afetarem o humor de quem possui TEA, os cuidadores não conseguem entender esse sinal e identificar de onde vem esse comportamento.
Essas pequenas mudanças na rotina incluem trocar a embalagem do suco preferido e até a rotina feita antes de sair de casa, por exemplo.
Dificuldade na coordenação motora
A dificuldade pode ser tanto na coordenação motora fina quanto na grossa, afetando os movimentos musculares delicados e específicos, resultando em uma dificuldade de manusear objetos (bola, cubos etc) e fazer atividades (desenhar, correr, pintar etc).
Repetições
Um dos sintomas de autismo que costuma aparecer nos primeiros sinais são as repetições, que podem ser repetições de palavras ou movimentos, como: abanar as mãos, balançar o corpo para frente e para trás, andar nas pontas dos pés, estalar os dedos, dentre outros que podem ser vistos como “manias”.
Sensibilidade a luz, sons, toques, etc
Fogos de artifício, luzes que piscam, cheiros, ambientes barulhentos, lugares movimentados, toque físico e uso de certos tecidos, por exemplo, podem causar reações como choro e irritabilidade em pessoas com TEA.
O que fazer em caso de sintomas de autismo
Em caso de observar sinais de autismo, a melhor conduta é procurar ajuda profissional e adequada o quanto antes. Isso porque o diagnóstico de autismo pode levar um tempo para ser concluído com certeza.
Por isso, os profissionais indicam que os sintomas de autismo sejam tratados precocemente, pois devem envolver uma equipe interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinar, que pode abranger:
- Atividades Físicas Adaptadas;
- Psicologia;
- Fonoaudiologia;
- Terapia ocupacional;
- Neuropediatria;
- Entre outros.
Sendo assim, em caso de você conhecer alguém com sintomas de autismo, entre em contato e saiba mais informações no nosso espaço de serviços de atendimento e diagnóstico.