Programa de Integração Sensorial

Tendo como objetivo ajudar crianças no processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, o Programa IS tem como público-alvo os pequenos com disfunção de integração sensorial (autismo, hiperatividade/déficit de atenção, distúrbios de aprendizagem, problemas comportamentais, etc).

Na unidade de Ananindeua, temos um ambiente clínico com cerca de 60 metros quadrados, cuidadosamente construído dentro de instrumentos de medida das funções sensoriais integrativas.

Neste espaço, a equipe trabalha os comportamentos negativos ligados aos sentidos como, por exemplo:

  • ser desajeitado e quebrar brinquedos;
  • apresentar fixação em pular, empurrar, puxar, morder e mastigar coisas;
  • levar objetos sujos à boca;
  • ter dificuldades com tarefas de coordenação grossa e fina;
  • não gostar de pentear ou cortar os cabelos, cortar as unhas e escovar os dentes;
  • andar nas pontas dos pés; 
  • possuir dificuldade na escrita e na leitura;
  • ter medo de movimento;
  • ficar enjoado ao andar de carro; 
  • apresentar dificuldades com atividades de coordenação motora bilateral;
  • ter atraso no desenvolvimento, como os marcos para a fala e linguagem;
  • entre outras.

O Programa IS possui um método que trabalha a influência fundamental do processamento sensorial no desenvolvimento e na função humana.  Aqui focamos na conexão do sistema nervoso com o comportamento e como a sensibilidade afeta o aprendizado, o desenvolvimento socioemocional e os processos neurofisiológicos, como o desempenho motor e a atenção.  

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