O ato de jogar e brincar precisam fazer parte do dia a dia de uma criança durante a sua educação na infância. As brincadeiras infantis são fundamentais.
Afinal, é a partir delas que se pode desenvolver o raciocínio, a criatividade, o trabalho em equipe, a coordenação e o imaginar.
Só com os jogos é possível discutir, criar e até inventar um mundo em que cada ser pode se inserir.
É claro que cada jogo é mais que uma brincadeira, se trata de uma atividade que compõe um conjunto de regras em que é possível ganhar, e até mesmo perder.
O papel do brinquedo no desenvolvimento da criança
O brinquedo é um elemento muito importante na educação infantil e estudado por variados especialistas, a exemplo de pediatras e pedagogos, que abordam a relevância de brincar para a saúde no desenvolver de uma criança.
Afinal, é a partir da brincadeira que a criança consegue desvendar o mundo, é ali que ela se relaciona, e que constrói seu preparo emocional para a vida, além de ser um excelente espaço para se manter saudável.
O primeiro elemento relevante aqui é o brinquedo, é o verdadeiro suporte para uma brincadeira, será a partir da relação com ele que a criança vai desenvolver o vínculo simbólico que dará voz ao famoso “faz de conta”, sem regras, e de forma genuína.
No momento do “faz de conta” muitas coisas importantes ocorrem, esse mergulhar tão único proporcionado pela atividade lúdica que dá vazão ao verdadeiro imaginar, se organiza totalmente a partir de sua própria ação.
A criança precisa gostar do brinquedo, e enxergar as variadas possibilidades predominantes nele, e essa exploração precisa surgir a partir dela, que vai muito além da nossa própria mente de adulto.
O adulto só motiva nesse processo, o inventar cabe totalmente a criança.
Ensino e aprendizagem a partir do brinquedo na infância
Por fim, é possível compreender que brincar é de extrema importância no processo de aprendizagem para uma criança.
Pois ele vai proporcionar às imaginárias situações que ocorrem nesse processo mágico de desenvolvimento cognitivo e facilita a interação com as pessoas, em que vai ser possível contribuir para o desenvolvimento do conhecimento.
Essas convicções, criadas a partir da prática do brincar, são extremamente pedagógicas. É um meio que vai além do desenvolvimento da criança, pois parte para perspectiva cultural.
Esse momento é um grande preparo para a realidade da vida, que vai para o campo físico e social mesmo. Além disso, toda a vida da criança surge a partir do brincar, por isso os pedagogos costumam fazer uso da brincadeira para a educação, afinal, é um definidor de personalidade, o que formaliza seu papel na construção de um conhecimento.
Quer conferir mais textos como esse? Então, conheça nosso blog.