Cuidando da saúde mental e física das crianças autistas: como?

O autismo ou TEA até o momento não possui uma cura, no entanto, existem uma série de estratégias que visam a melhora da saúde mental e física das crianças autistas, trazendo uma melhora significativa na qualidade vida, concentração, locomoção e comunicação.

Através de uma equipe multidisciplinar é possível auxiliar o desenvolvimento da criança autista, aplicando práticas e terapias de diversas formas, afinal toda criança autista possui suas particularidades e níveis de autismo

Para realizar uma avaliação completa e segura do diagnóstico do autismo é necessária uma equipe dedicada e multidisciplinar, como o Espaço Arima. Confira aqui como funciona a avaliação e entre em contato com o time de especialistas.

Veja abaixo nossas dicas de como cuidar da saúde mental e física das crianças autistas:

A saúde mental da criança autista

Grande parte das crianças autistas podem sofrer com distúrbios mentais como problemas de comportamento, agressividade e ansiedade. Quando somado a fobias sociais, a criança pode entrar em um sério estado de sofrimento psicológico com uma simples interação social.

Por esse motivo, para amenizar o impacto da saúde mental das crianças com TEA é preciso modificar a forma de comunicação, utilizando o afeto e a paciência como base. Além disso, incentivar de maneira respeitosa o contato com outras crianças, para que possam brincar e socializar livremente.

Junto a isso, existem algumas práticas que podem complementar o tratamento e o cuidado com saúde mental desses indivíduos, confira:

Psicoterapia

A psicoterapia infantil é uma das maneiras mais frequentes para o cuidado mental com as crianças autistas. Através de uma terapia direcionada e adaptada a condição da criança autista, o psicólogo consegue trazer conforto para o paciente, além de conseguir desenvolver algumas habilidades de interação social e comunicação.

Musicoterapia

É uma prática não convencional, mas que tem apresentado resultados positivos quando o assunto é a saúde mental de autistas. A música tem capacidade relaxante e através de suas notas a criança consegue entender melhor suas emoções.

Não é necessário que a criança aprenda algum instrumento, o fato de ouvir os sons e até realizar alguns movimentos de dança descontraída, ajuda no conforto mental.

Saúde física de crianças autistas

Se tratando da saúde física, as crianças autistas podem ser sedentárias por possuírem dificuldades de interação social e atrasos motores. Dessa forma, existem algumas maneiras de se realizar atividades físicas e ajudar até mesmo no descanso e diminuição das crises.

Psicomotricidade

As sessões de psicomotricidade são guiadas por um fisioterapeuta especializado no cuidado de crianças autistas. Dessa forma, a criança é incentivada a realizar brincadeiras e atividades que utilizem o movimento do corpo como forma de auxiliar no controle de movimentos.

Terapia ocupacional

Outra atividade importante que exercita a psicomotricidade é a terapia ocupacional. Nela, as crianças passam a realizar ações comuns para facilitar as suas atividades cotidianas, melhorando assim a sua autonomia e autoconfiança para conseguir se adaptar socialmente.

Alimentação

Para cuidar da saúde física e mental, a alimentação é outro ponto de extrema importância. O consumo de uma dieta rica em nutrientes, vitaminas e minerais é o ponto chave para uma vida saudável e até redução de crises.

Por esse motivo, uma dieta balanceada, com fontes de cereais, vegetais, verduras, leguminosas, carnes, leite e derivados é o ideal.

Referência:

9 tratamentos para autismo (e como cuidar da criança) (tuasaude.com)

Os cuidados com uma criança autista (amorematernidade.com.br)

Como lidar com o autismo: 6 formas de melhorar a qualidade de vida do seu filho – CenttralMed

plugins premium WordPress
Open chat
Precisa de ajuda?
Oi, tudo bem?