O desenvolvimento das habilidades sociais nas crianças é essencial para que elas possam interagir de forma saudável com o mundo ao seu redor, para trabalhá-las, o Espaço Arima aborda práticas científicas e metodologias como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o ensino incidental.
Utilizando atividades planejadas para criar oportunidades de aprendizado social, o Espaço Arima trabalha para que as crianças aprendam a se comunicar, colaborar, autorregular-se e interagir com os outros, vamos conhecer mais sobre este trabalho.
O que é ABA e ensino incidental?
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma metodologia científica amplamente reconhecida para o desenvolvimento de habilidades, especialmente em crianças com necessidades especiais.
No Espaço Arima, o ABA é usado para ensinar habilidades sociais de forma estruturada, mas também natural, onde as crianças são incentivadas a aprender por meio de atividades práticas e interações naturais, o que torna o aprendizado mais envolvente e menos rígido.
O ensino incidental, por outro lado, é uma técnica que ocorre dentro do contexto das atividades diárias e espontâneas da criança, assim, em vez de seguir uma instrução direta, o profissional aproveita oportunidades naturais para ensinar novas habilidades.
O que é atenção conjunta?
A atenção conjunta, ou seja, a capacidade de compartilhar o foco em algo com outra pessoa, é essencial para a construção de interações sociais significativas. Sendo incentivada através de atividades que envolvem apontar, mostrar e compartilhar objetos de interesse.
Essas atividades ajudam as crianças a reconhecerem e respeitarem os interesses do outro, criando uma base para futuras interações sociais mais complexas.
Qual a importância da linguagem social?
A linguagem social é um aspecto fundamental no desenvolvimento social, pois permite que a criança expresse seus desejos, sentimentos e ideias.
No Espaço Arima, o desenvolvimento da linguagem social é trabalhado por meio de jogos de troca de turnos, perguntas e respostas, e exercícios de “role-playing”, que simulam interações do dia a dia, ensinando as crianças e adolescentes a conversarem de forma apropriada, a ouvirem e a se expressarem de forma mais clara.
Como abordar o brincar social?
O brincar social é uma oportunidade única para as crianças desenvolverem empatia, cooperação e criatividade, que pode ser feito por meio de brincadeiras, como jogos de equipe, atividades de construção conjunta e simulações de histórias são usadas para promover o desenvolvimento dessas habilidades.
Como o espaço Arima ensina as crianças a lidarem com emoções e frustrações?
O Espaço Arima adota uma abordagem cuidadosa e baseada em ciência para ajudar as crianças e adolescentes a desenvolverem autocontrole e habilidades emocionais, começando com a identificação das emoções.
As crianças aprendem a reconhecer e nomear sentimentos como tristeza, raiva e ansiedade, o que é fundamental para que possam entender e gerenciar suas reações de maneira saudável.
Uma das técnicas usadas é a prática de autorregulação, onde as crianças são incentivadas a fazer pausas e a respirarem profundamente em momentos de frustração. A respiração guiada e os exercícios de “mindfulness” ajudam a reduzir o estresse e aumentam a concentração, promovendo um estado de calma e controle sobre as próprias ações.
A metodologia do Espaço Arima, não só ajuda a criança e adolescentes a lidar com suas emoções, mas também fortalece sua habilidade de construir relacionamentos saudáveis e resilientes, refletindo em sua capacidade de adaptação e bem-estar emocional.
Garanta um atendimento de qualidade para sua criança ou adolescente, para mais informações acesse nosso site.