Você sabe como o aprendizado de crianças com autismo é influenciado pelo ambiente?

Você sabe como o aprendizado de crianças com autismo é influenciado pelo ambiente?

Você sabe qual é a relação entre aprendizagem e autismo e como deve ser um ambiente acolhedor e seguro para crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) desenvolverem suas habilidades e potencialidades?

Diante da importância do tema e da necessidade de tratamento igualitário, em especial para crianças, nós, do Espaço Arima, preparamos este conteúdo que vai te ajudar a tornar o processo de aprendizagem da criança o melhor possível.

Boa leitura!

Aprendizagem segura e direitos da pessoa com TEA

Crianças diagnosticadas com TEA podem sofrer diversas alterações em sua rotina e desenvolvimento cognitivo, com impactos na fala, interação social e aprendizado.

Nesse sentido, faz parte do tratamento multidisciplinar o foco no processo de aprendizagem, que deve ser seguro e acolhedor para crianças com TEA, em especial no ambiente doméstico.

Porém, a legislação brasileira reconhece a importância da Educação Especial, no art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além de determinar o desenvolvimento de métodos específicos para atender às necessidades de alunos com transtornos de desenvolvimento.

Da mesma maneira, a Lei n° 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e o direito que toda criança com TEA possui a uma educação especializada.

Assim, criar um ambiente seguro e acolhedor para crianças com TEA, além de ser fundamental para desenvolver e aprimorar habilidades e potencialidades, também é determinação legal e deve ser cumprida por creches e escolas.

Como criar um ambiente acolhedor para crianças com TEA

A tendência ao isolamento social e ao desejo de realizar atividades isoladamente pode ser uma das características de crianças com TEA.

Contudo, somente através de um ambiente acolhedor essa criança pode ser integrada ao seio social, com poder de aumentar a autoestima e autoconfiança de crianças com autismo, o que contribui para melhorar habilidades pessoais, inclusive as de relacionamento.

A seguir, veja como criar um ambiente acolhedor para crianças com TEA. As dicas se aplicam tanto para espaços escolares quanto dentro de casa.

Organização do ambiente

Crianças com TEA podem se distrair facilmente, em especial quando há muitos estímulos visuais e sensoriais.

Dessa maneira, é preciso que o local voltado a aprendizagem da criança seja o mais organizado possível e com poucos estímulos, para evitar distrações.

Isso não quer dizer que todas as paredes precisam ser brancas, mas evite deixar a sala com muitos brinquedos espalhados, várias canetas, lápis de cor, entre outros.

Linguagem clara e direta

A possível dificuldade de aprendizado de crianças com autismo pode se refletir em complicações para compreender determinados conceitos, como figuras de linguagem.

Assim, além de desenvolver um cronograma de estudos individualizado, é fundamental manter a linguagem clara e direta com a criança, para que ela entenda perfeitamente o que foi dito.

É importante lembrar que crianças com TEA podem apresentar dificuldades para compreender a linguagem verbal. Assim, nesse momento o responsável pode fazer uso de elementos visuais para complementar.

Importância de envolver a criança em uma rotina

É comum crianças com TEA apresentarem ansiedade e dificuldade para lidar com imprevistos ou situações que saem do seu controle.

Portanto, é fundamental manter a criança envolvida em uma rotina equilibrada, com horários para alimentação, descanso, estudo e diversão, o que aumenta segurança.

Inclusão e brincadeiras

A determinação legal é de que haja inclusão da criança com TEA, sempre que possível, em escolas regulares. E a finalidade é bastante simples: Promover a inclusão das crianças com autismo.

Do mesmo modo, evita a separação entre elas e crianças consideradas neurotípicas, que não possuem problemas de desenvolvimento neurológico.

Adicionar brincadeiras, musicoterapia, gamificação e outras atividades interativas também contribuem para a criança se sentir mais acolhida e a vontade para se expressar.

Para um diagnóstico e tratamento adequado do Transtorno do Espectro do Autismo, uma equipe interdisciplinar e humanizada é essencial.

Acesse nossa página de Avaliação para Diagnóstico e Tratamento e fale com nossa equipe para avaliar e estabelecer um plano terapêutico individualizado para atender as necessidades da criança.

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