Confira uma entrevista com Dr. Mateus Silva, Psicólogo do Espaço Arima

Dr. Mateus Silva é psicólogo formado pela Universidade Federal do Pará e pós-graduando em intervenção ABA aplicado ao autismo e deficiência intelectual. Seu primeiro contato com o público infantil iniciou na graduação, onde trabalhou com o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças da educação infantil.

Em 2021, iniciou como estagiário do Arima trabalhando com crianças neurodivergentes com treino de habilidades sociais e estimulação precoce. Atualmente, trabalha como psicólogo clínico no espaço terapêutico Arima nos programas de intervenções comportamentais integradas e intensivas (PICII).

Confira a seguir ume entrevista com o profissional!

Arima: Quais foram os desafios que você enfrentou no mercado de trabalho?

Dr. Mateus: Lidar com situações de comunicação como compreensão de nuances sociais. Outro fator é a sensação de sobrecarga sensorial, que é um desafio cotidiano para quem é neurodivergente, que apesar de conseguir me adaptar às situações, requer esforço constante.

Arima: O que te levou a estudar e exercer esta profissão?

Dr. Mateus: Sempre senti uma necessidade de me adaptar aos ambientes e contextos diários e com isso também cresceu uma curiosidade sobre compreender os comportamentos das pessoas.
Essa busca por autoconhecimento, talvez tenha sido o pontapé inicial para estudar sobre a área de psicologia.

Quando passei a conhecer mais sobre a neurodiversidade, acabei me interessando ainda mais por esse assunto pelo fato de ser uma pessoa autista. Foi também quando iniciei minha carreira na área de crianças com desenvolvimento atípico e desde então venho dedicando como foco da minha atuação profissional enquanto psicólogo.

Arima: O que você sugere para as empresas contratarem pessoas com autismo?

Dr. Mateus: Acredito na importância de oferecer oportunidades para pessoas autistas como forma inclusiva e diversificada, destacando os benefícios que esses profissionais podem agregar com habilidades únicas, criatividade e perspectivas diversas. Além disso, fornecer incentivos, como subsídios para adaptações no local de trabalho, apoio de organizações especializadas e programas de treinamento para funcionários, pode ajudar a mostrar o valor agregado que essas contratações trazem para a empresa.

Arima: Como está sendo sua trajetória no Espaço Arima?

Dr. Mateus: Minha trajetória no Arima sempre foi de muita dedicação e suporte. Desde quando era estagiário, o Arima sempre me ofereceu oportunidades de desenvolvimento profissional. Me senti preparado quando me formei e assumi o cargo de coordenador clínico.

A experiência prática e supervisionada me trouxe muita confiança no manejo clínico. A equipe de profissionais da empresa sempre foi composta por pessoas acolhedoras e competentes.

plugins premium WordPress
Open chat
Precisa de ajuda?
Oi, tudo bem?