O desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) pode ser feito com acompanhamento de equipe multidisciplinar que estimula a qualidade de vida infantil e o estímulo de potencialidades e habilidades.
Em virtude da relevância do tema, nós, do Espaço Arima, preparamos este conteúdo para tirar suas dúvidas e explicar a importância do acompanhamento da criança com TEA. Continue a leitura!
Impactos do TEA no desenvolvimento infantil
Normalmente, crianças com TEA apresentam diferentes sintomas nos primeiros anos de vida.
Mas, pelo pouco conhecimento sobre o tema, muitos pais podem achar determinados comportamentos normais ou até mesmo acreditam se tratar da idade.
No entanto, quando o diagnóstico de TEA chega, ele pode ser recebido com surpresa e até insegurança. Afinal, o transtorno do espectro do autismo pode impactar significativamente o desenvolvimento da criança.
Compreensão
A habilidade social é fundamental para o convívio com outras pessoas. Mas para crianças com autismo, a compreensão e entendimento da emoção dos outros pode se tornar um desafio.
Da mesma maneira, pode ser interpretadocerto desprezo pelas emoções, mas essa é uma condição relacionada ao transtorno e não se trata necessariamente de uma criança fria.
Rigidez cognitiva
Associada a comportamentos repetidos, a rigidez cognitiva faz com que a criança com autismo se apegue em excesso a determinado objeto, rotina e tentativa de controle, com grande frustração quando algo não sai como desejado.
Prejuízo da comunicação verbal e não-verbal
A comunicação é um dos pilares mais atingidos quando se fala em crianças com TEA.
É comum observar dificuldade para manter contato visual, ausência de respostas quando é chamada e até mesmo dificuldade para falar ou se expressar.
Os pais podem até pensar que a criança está “no próprio mundo”, o que representa prejuízo para o desenvolvimento infantil, que pode se tornar alheia ao ambiente que lhe cerca.
Como acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA?
Uma vez realizado o diagnóstico de TEA em crianças, é fundamental buscar auxílio multidisciplinar para iniciar o tratamento específico, voltado ao desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e de fala em crianças.
Portanto, é comum a presença de diferentes profissionais na equipe de tratamento, como psicólogos, psiquiatras, pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.
Este processo de desenvolvimento cognitivo não é feito de forma padronizada, porque o TEA apresenta diferentes níveis e, quanto maior a gravidade, mais importante se torna o suporte para a criança conseguir efetuar o tratamento e afastar o aparecimento de doenças como depressão.
Melhora de sintomas
Depois de iniciado o tratamento, a maneira de acompanhar o desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA pode acontecer através da observação da melhora de diferentes sintomas, como maior contato social, controle da ansiedade e aumento da frequência escolar.
Observar a consistência e rotina da criança
Embora a criança com TEA seja excessivamente apegada a uma rotina, determinados comportamentos podem não ser consistentes, como horários de refeições ou de fazer atividades da escola.
Nesse sentido, os pais e equipe multidisciplinar podem observar o aumento da consistência nas atividades da criança, com pausas e intervalos cada vez menores na rotina geral do seu filho, como cumprir os horários para tomar banho, brincar, estudar e dormir.
Praticar técnicas em casa
Como o tratamento para o autismo é realizado por meio de técnicas, uma das maneiras de acompanhar o desenvolvimento da criança é praticar em casa as técnicas utilizadas com a equipe multidisciplinar, como exercícios de comunicação oral aprendidas com fonoaudiólogos.
Melhora do rendimento escolar
A criança com TEA normalmente faz acompanhamento pedagógico, com estratégias de aprendizado individualizadas.
No início do tratamento, a criança pode não saber falar as letras do alfabeto ou contar. Mas, o indicativo de que há melhora no desempenho cognitivo é a melhora do rendimento escolar e aprendizados, inclusive em outro idioma.
Para um diagnóstico e tratamento adequado do Transtorno do Espectro do Autismo, uma equipe interdisciplinar e humanizada é fundamental no processo.
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