O autismo na escola precisa ser debatido! Crianças autistas possuem uma série de condições especiais no que tange o relacionamento e interação com outras pessoas. No entanto, mesmo com estas particularidades, a inserção de crianças com autismo na escola é essencial para seu desenvolvimento.
Por esse motivo, confira abaixo quais são as principais dificuldades e desafios enfrentados pelas crianças autistas dentro das escolas, e como os pais e professores podem auxiliar nesse processo.
Principais dificuldades destas crianças nas escolas
São diversas as dificuldades que as crianças autistas enfrentam no dia a dia. Ao serem inseridas no ambiente escolar, a sua dificuldade de interação e socialização pode afastá-la dos demais, já que geralmente os autistas não se sentem confortáveis com beijos e abraços.
Um outro ponto é que a comunicação das crianças autistas pode ser complicada, dificultando a compreensão dos demais e a demanda da criança.
Brincadeiras, jogos, dinâmicas, passeios e tudo que fuja do cotidiano da criança autista na escola também pode ser um problema. Confira abaixo as principais dificuldades:
Socialização
Com base nas características das crianças com TEA a socialização com os colegas e professores é um sério desafio. A fala prejudicada, a dificuldade de perceber gestos e a maneira de se expressar que muitas vezes é interpretada como grosseira, prejudica a socialização e a formação de amizades.
Comportamento
O comportamento dessas crianças pode variar se elas possuem hipo ou hipersensibilidade. No entanto, as crianças autistas podem facilmente recusar regras, comandos e tarefas propostas pelos professores, gerando uma insatisfação dos docentes.
Junto a isso, algumas crianças com TEA podem responder de maneira agressiva quando insatisfeitas, sendo um motivo para reclamações e suspensões.
Comunicação
Como falamos anteriormente, a comunicação é um problema nas crianças com TEA. Geralmente a dificuldade em se expressar prejudica o entendimento dos demais colegas e dos professores às demandas e dúvidas da criança.
Inflexibilidade
Por fim, as crianças autistas tendem a ser inflexíveis e indispostas a mudanças em sua rotina, por mais simples que possa ser a mudança (como a posição de objetos) ela pode impactar seriamente sua escolarização.
Como realizar a inclusão dessas crianças
Mesmo com todas as dificuldades, a inclusão das crianças no ambiente escolar é importante para o desenvolvimento e redução das crises existentes no TEA.
Para tornar o ambiente acolhedor para as crianças autistas, a escola deve contar com uma boa organização e recursos que possibilitem a atuação dos professores de maneira que leve em consideração as dificuldades dessas crianças.
Alguns educadores podem não ter o conhecimento necessário para lidar com crianças autistas, por isso a escola deve investir na especialização dos professores e ajudar na dinâmica desses alunos na sala de aula.
Outro ponto importante é que muitas crianças autistas só são diagnosticadas dentro da escola, por ser o primeiro local de interação social. Portanto, os pais devem estar dispostos a contribuir com o bem estar da criança e ter papel ativo na escola.
Vale lembrar que a avaliação e o diagnóstico do autismo só pode ser feito por profissionais qualificados, como os do Espaço Arima. Confira aqui tudo sobre esse centro interdisciplinar para crianças autistas e com outras condições!
Referências: https://salzclinica.com.br/autismo-e-inclusao-escolar-os-desafios-que-esses-alunos-enfrentam/