Marcos do desenvolvimento infantil: quais são e como ocorrem.

Marcos do desenvolvimento infantil: quais são e como ocorrem.

Desde o nascimento as crianças estão se desenvolvendo e aprendendo, sendo o momento mais importante para o desenvolvimento infantil os seis primeiros anos, pois 85% do cérebro das crianças é formado até essa idade. 

E para você conhecer mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil, preparamos esse artigo com quais são, como ocorrem e a importância de acompanhá-los. Vamos lá?

O que são marcos do desenvolvimento infantil?

Os marcos do desenvolvimento infantil são etapas de habilidades que a maior parte das crianças deve atingir a cada idade. 

Porém, é importante ressaltar que, o desenvolvimento infantil pode variar de criança para criança. Por exemplo, uma pode atingir um ponto das fases do desenvolvimento infantil que é andar aos 10 meses, e outra aos 15 meses; algumas podem falar 20 palavras com 3 anos, outras 50.

De todo modo, esses marcos existem para guiar o que deve ser adequado e esperado em cada fase do desenvolvimento infantil, que podem ser divididos em 4 categorias:

  1. Sócio emocional: capacidade de seguir regras, instruções, expressar emoções de maneira eficaz e se relacionar de forma positiva;
  2. Linguagem: capacidade de aprender a falar e absorver frases;
  3. Cognitivo: capacidade de pensamento, aprendizado e resolução de problemas;
  4. Motor: capacidade de aprender as habilidades motoras (coordenação motora fina e grossa), como engatinhar, andar e sentar.

Quais os marcos do desenvolvimento infantil?

Os principais marcos do desenvolvimento infantil vão de 0 a 6 anos, da seguinte forma:

De 0 a 6 meses

  • Sócio emocional: Risadas e sorrisos com estímulo de cócegas;
  • Linguagem: Emitir sons balbuciando;
  • Cognitivo: Movimentar os olhos de maneira coordenada e virar a cabeça para acompanhar o ambiente;
  • Motor: Tentar erguer a cabeça, sentar com apoio, procurar por objetos, agarrar e levar na boca.

De 6 a 9 meses

  • Sócio emocional: Entender o “não” e “sim”, gargalhar e sorrir por felicidade;
  • Linguagem: Balbuciar consoantes e vogais, como mama, meme, papa, etc;
  • Cognitivo: Atender quando é chamado pelo nome, começa a ter brinquedos preferidos;
  • Motor: Sentar sem a necessidade de apoio, ficar em pé segurando a mão de uma pessoa, engatinhar, manipular brinquedos com as próprias mãos.

De 9 a 12 meses

  • Sócio emocional: Chorar na ausência dos pais, imitar gestos e sons, possuir interesse em outras crianças e pessoas;
  • Linguagem: Compreender e poder falar papai, mamãe ou outra palavra frequente, acenar dando tchauzinho;
  • Cognitivo: Cutucar com o dedo, apontar, responder alguns pedidos; 
  • Motor: Conseguir se levantar e ficar de pé, caminhar segurando em móveis, fazer o movimento de pinça com as mãos.

De 12 a 18 meses

  • Sócio emocional: Estranhar desconhecidos, demonstrar emoções quando quer algo, usar a imaginação durante brincadeiras;
  • Linguagem: Falar algumas palavras, fazer gesto de não com a cabeça, apontar com intuito de mostrar as coisas;
  • Cognitivo: Fazer rabiscos, apontar para partes do próprio corpo, seguir instruções simples;
  • Motor: Comer com colher, segurar e beber no copo, caminhar sem se segurar ou precisar de apoio.

2 anos

  • Sócio emocional: Apresentar mais independência, brincar perto de outras crianças;
  • Linguagem: Repetir palavras, início formação frases, brincar e apontar figuras em livros;
  • Cognitivo: Começar a dar nome as cores e formas, brincar de faz de conta, empilhar objetos e blocos;
  • Motor: Arremessar bolas, conseguir ficar na ponta do pé, começar a correr.

3 anos

  • Sócio emocional: Brincar com outras crianças, demonstrar preocupação com os outros chorando;
  • Linguagem: Responder perguntas simples, se comunicar com frases maiores, conseguir falar o nome próprio e idade;
  • Cognitivo: Empilhar blocos e montar torres, abrir portas, usar muito a imaginação durante brincadeiras;
  • Motor: Correr com mais facilidade, descer e subir as escadas.

4 anos

  • Sócio emocional: Aumentar a imaginação através de brincadeiras, contar o que gosta e o que tem interesse;
  • Linguagem: Falar grandes frases e contar histórias;
  • Cognitivo: Recontar histórias, entender o conceito de diferente e igual, saber nome de cores e números;
  • Motor: Usar tesoura sem ponta, conseguir pular de um pé só, agarrar bola.

De 5 a 6 anos

  • Sócio emocional: Diferenciar a realidade do faz de conta, querer ser parecido com amigos;
  • Linguagem: Falar de forma clara grandes frases, usar o tempo no futuro, falar o nome e endereço;
  • Cognitivo: Reproduzir alguns números e letras, contar até 10 ou mais;
  • Motor: Escalar pequenas alturas, conseguir nadar, pular de um pé só por mais tempo.

Qual a importância de acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil

Acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil é fundamental, pois essas fases ajudam os pais, professores e médicos a perceberem precocemente quando o desenvolvimento da criança não corresponde ao esperado para a idade.

Dessa forma, por exemplo, é possível desenvolver e trabalhar o que for necessário através do Programa de Estimulação Global (EG) para melhorar a coordenação motora fina e grossa, capacidade social, cognitivo, dentre outros. 

Para entender mais sobre os marcos do desenvolvimento infantil, acesse nossa página de atendimento e diagnósticos.

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