Quer saber quais são os principais Mitos sobre o TDAH?
Embora a ciência tenha avançado no entendimento do TDAH, ainda existem muitas informações equivocadas que podem causar confusão e preocupações desnecessárias entre os pais.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica reconhecida que afeta muitas crianças e, muitas vezes, se estende à vida adulta.
Caracteriza-se por dificuldades em manter a atenção, controlar impulsos e lidar com a hiperatividade.
Compreender o que realmente significa o TDAH é fundamental para que mães e pais possam oferecer o suporte necessário e, assim, ajudar seus filhos a desenvolverem todo o seu potencial.
Pensando nisso, no artigo de hoje trouxemos para você 5 mitos muito conhecidos e disseminados sobre o TDAH que devem ser conhecidos e combatidos.
Veja só:
“O TDAH não é uma condição médica real, é invenção para justificar falta de disciplina”
O TDAH é uma condição médica reconhecida e bem estudada, com bases neurobiológicas.
Inclusive, estudos mostram que ele afeta a estrutura e a função cerebral, especialmente em áreas relacionadas ao controle de impulsos, atenção e regulação emocional.
Por isso, ignorar sua legitimidade pode prejudicar o entendimento e o tratamento adequado do transtorno.
Veja também: TDAH tem cura? Entenda o que é e como tratar o transtorno em crianças
“Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras”
É muito comum que pessoas com TDAH possuam inteligência normal e, em muitos casos, acima da média.
Com o tratamento adequado, elas podem ter um desempenho surpreendente tanto na escola quanto no trabalho.
Saiba que é fundamental reconhecer que o TDAH não define a capacidade intelectual de um indivíduo.
“O TDAH é causado por má educação ou falta de limites”
O TDAH tem uma forte base genética e não é causado por fatores parentais, embora o ambiente possa influenciar a manifestação dos sintomas, ele não é a causa do transtorno.
A desinformação sobre a origem do TDAH pode levar a uma culpabilização inadequada dos pais e a estigmas prejudiciais.
“Apenas crianças hiperativas têm TDAH.”
O TDAH pode se manifestar de diferentes formas e algumas pessoas podem ser predominantemente desatentas, outras hiperativas-impulsivas, e algumas podem ter uma combinação dos dois.
Além disso, o TDAH pode afetar tanto crianças quanto adultos, por isso é preciso entender que nem todos os casos de TDAH apresentam hiperatividade.
“Uma criança com TDAH não pode ter uma vida normal”
Com o tratamento adequado e um acompanhamento multidisciplinar, crianças com TDAH podem levar uma vida normal e produtiva.
O diagnóstico precoce e o suporte adequado são fundamentais para o desenvolvimento saudável, para que o TDAH alcance seus objetivos e prospere em suas vidas.
Conclusão
Combater a desinformação sobre o TDAH é necessário para promover uma compreensão mais clara e precisa desse transtorno.
Nessa realidade, a desmistificação de mitos e a conscientização sobre as realidades do TDAH são fundamentais para que pais, educadores e profissionais possam oferecer o apoio adequado às crianças e adultos afetados.
Se você está em busca de apoio e orientação, conheça o Espaço Arima!
Nossa clínica oferece diagnóstico e tratamento para crianças e adolescentes com TDAH, Transtorno do Espectro Autista (TEA), déficit intelectual e outros transtornos.
Estamos aqui para ajudar a construir um futuro mais esclarecido e solidário para aqueles que vivem com o TDAH.Clique aqui e conheça o nosso espaço