Quais os níveis de autismo e os sintomas em cada um deles

Quais os níveis de autismo e os sintomas em cada um deles

Para entender o que é autismo, é necessário conhecer os níveis de autismo classificados pelo DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais).

Isso porque é fundamental entender quais os níveis de autismo para fornecer o melhor diagnóstico e tratamento adequado para quem possui TEA (Transtorno do Espectro Autista), proporcionando maior qualidade de vida ao indivíduo. 

Portanto, no artigo de hoje, vamos explicar quais os sintomas, gravidade e níveis de autismo. Vamos lá?

O que são níveis de autismo

Os níveis de autismo são usados para classificar a gravidade dos sintomas de autismo em uma pessoa. 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é amplo e pode incluir quatro condições variadas: o Transtorno Autista, a Síndrome de Asperger, o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Não Especificado e o Transtorno Desintegrativo da Infância.

Ou seja, as quatro condições estão incluídas no Espectro Autista pois apresentam características semelhantes, mesmo que possuam sintomas de autismo com gravidade diferentes. 

Sendo assim, o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) da Organização Mundial de Saúde (OMS) define três níveis de gravidade para o TEA.

Quais são os níveis de autismo

Os níveis de autismo permitem um diagnóstico mais adequado e claro com a identificação do nível da gravidade dos sintomas, que pode ser leve, moderado e grave. 

Portanto, existem três níveis de autismo que afetam as habilidades de comunicação, sociabilidade e comportamental das pessoas com TEA, e eles são:

  • Autismo nível 1 (autismo leve)
  • Autismo nível 2 (moderado)
  • Autismo nível 3 (grave)

Autismo nível 1

Conhecido também como autismo leve, o autismo nível 1 é classificado para aqueles com necessidade de suporte mínimo. 

Pessoas neste nível podem ou não ter dificuldades sociais e de comunicação, mas geralmente têm habilidades cognitivas e de linguagem relativamente dentro dos padrões de desenvolvimento. 

Com isso, pessoas com autismo leve podem precisar de ajuda ocasional para compreender ou se expressar de forma apropriada, mas geralmente são capazes de se comunicar com mais facilidade se comparado a outros níveis de autismo.

Autismo nível 2

Com necessidade de suporte moderado, pessoas com autismo nível 2 podem apresentar dificuldades significativas de comunicação e interação social, e também podem ter problemas de comportamento e interesses restritos. 

Dessa forma, eles podem precisar de ajuda para compreender e se comunicar com os outros, além do suporte para realizar tarefas diárias.

Autismo nível 3

Com necessidade de suporte intensivo, o indivíduo com autismo nível 3 pode apresentar grave dificuldade de comunicação, interação social, problemas de comportamento e interesses restritos. 

Pessoas com autismo severo precisam de ajuda constante para se comunicar e realizar tarefas diárias, e também podem apresentar problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão.

Como descobrir quais os níveis de autismo

A descoberta dos níveis de autismo de uma pessoa é feita através de uma avaliação por um especialista, como um psicólogo clínico, psiquiatra ou neuropediatra, que está treinado para diagnosticar transtornos do espectro autista. 

A avaliação para o diagnóstico de autismo geralmente inclui uma entrevista com os pais ou responsáveis, uma observação direta da pessoa e uma avaliação comportamental e cognitiva. 

Além disso, outros profissionais, como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais também podem ser consultados para avaliar habilidades específicas como linguagem e habilidades motoras, e verificar sinais do autismo.

É importante notar que o processo de avaliação e diagnóstico pode ser demorado e requer uma abordagem multidisciplinar para classificar em qual dos níveis de autismo o indivíduo se encontra.

Também é importante lembrar que as pessoas com autismo não são todas iguais e os níveis de gravidade podem variar de pessoa para pessoa.

Para te ajudar a entender o que é autismo e como funciona o diagnóstico correto dos níveis de autismo, acesse nossa página de Avaliação, Diagnóstico e Tratamento e tire todas as suas dúvidas. 

plugins premium WordPress
Open chat
Precisa de ajuda?
Oi, tudo bem?