O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição neurológica com sintomas caracterizados pela falta de atenção, hiperatividade ou impulsividade.
Dessa forma, crianças com TDAH podem ser diagnosticadas logo na infância, com objetivo de amenizar os sintomas e proporcionar qualidade de vida.
Isso porque, os sintomas de TDAH podem afetar a função cognitiva das crianças, a vida escolar, além das interações sociais e comportamentais que podem seguir por toda a vida adulta.
Pensando nisso, criamos esse artigo para te ajudar a conhecer quais são os sintomas de TDAH, quais são os tipos de TDAH e o que fazer ao reconhecer os sinais. Vamos lá?
Sintomas de TDAH
A soma dos principais sintomas de TDAH formam 18 características que são divididas em 3 tipo de grupos:
- 9 sintomas principais estão relacionados à desatenção;
- 6 sintomas principais estão relacionados à hiperatividade;
- 3 sintomas principais estão relacionados à impulsividade.
Sendo assim, os sinais de TDAH durante a infância se manifestam nas dificuldades escolares e nos relacionamentos com pais, professores e amigos.
Normalmente, os meninos apresentam mais sintomas de TDAH relacionados com a hiperatividade, porém, tanto meninas quanto meninos podem apresentar sinais como a desatenção durante a infância.
Além disso, outro sintoma de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade muito comum em crianças com TDAH é a dificuldade na coordenação motora fina, que pode atrapalhar o desenvolvimento infantil em vários níveis, como brincar, correr, escrever, desenhar, dentre outros.
Quais são os graus dos sintomas de TDAH?
Os graus dos sintomas de TDAH são divididos em:
- Leve: poucos sintomas e menos prejuízos sociais, acadêmicos ou profissionais;
- Moderado: sintomas leves e graves misturados;
- Grave: sintomas fortes e com grande prejuízo das funções corporais, sociais, acadêmicas e profissionais.
Tipos de TDAH
Muitos se perguntam quais são os 18 sintomas de TDAH, e podemos dizer que eles são separados dentro dos tipos de TDAH, que são divididos em três padrões, levando em consideração suas características, e eles são:
- Tipo de TDAH: desatento;
- Tipo de TDAH: hiperativo/impulsivo;
- Tipo de TDAH: combinado.
1. Tipo de TDAH: desatento
Esse tipo de TDAH é caracterizado pela desatenção, pois a pessoa tem dificuldade em se concentrar por muito tempo em algo ou assunto específico, além de se distrair facilmente por qualquer estímulo do ambiente, acarretando em vários sintomas desse tipo de TDAH, como:
- Errar por falta de atenção;
- Não conseguir fazer atividades que precisem de esforço mental grande;
- Esquecer o que ia falar, ou fazer;
- Dificuldade em organizar e gerir o tempo;
- Perder coisas importantes durante a rotina;
- Não escutar quando é chamado, e sendo considerado desinteressado por isso.
2. Tipo de TDAH: hiperativo/impulsivo
O Tipo de TDAH hiperativo ou impulsivo é caracterizado, principalmente, pela hiperatividade, ou seja, a inquietação e mania de mexer os pés ou as mãos se ficarem por muito tempo sentados, e por não conseguirem ficar muito tempo em um só lugar. Além disso, outros sintomas de TDAH que fazem parte do tipo hiperativo:
- Tendência a vícios mais graves (como álcool) e outros mais leves, como obsessão por colecionar objetos, por exemplo;
- Não conseguir lidar com frustrações;
- Pode ter o temperamento explosivo;
- Muda de planos com facilidade;
- Faz várias atividades ao mesmo tempo, por não conseguir lidar com o tédio;
- Dificuldade em se expressar, pois a fala não acompanha os pensamentos, que podem ser rápidos e confusos.
3. Tipo de TDAH: combinado
O Transtorno de Déficit de Atenção do tipo combinado é o mais difícil de diagnosticar, pois é necessário que a pessoa apresente sintomas de TDAH dos dois tipos anteriores, combinando desatenção e hiperatividade.
O que fazer em caso de sintomas de TDAH
Ao perceber sintomas de TDAH em uma criança, é fundamental levá-la em um profissional adequado. Isso porque, quanto antes o diagnóstico for feito, melhores serão os resultados do tratamento.
Dependendo do caso, o tratamento pode envolver acompanhamento psicológico, remédios e exercícios físicos, como o Programa de Atividades Físicas Adaptadas, que ajudam crianças e jovens com os sintomas físicos, sociais e psicológicos.
Portanto, se você conhece alguém com sintomas de TDAH, procure ajuda profissional adequada, afinal, viver bem é prioridade e um direito de todas as crianças – e adultos.
Para uma avaliação especializada, acesse nossa página de serviços de atendimento e diagnóstico!