Transtorno Global do Desenvolvimento: o que é e quais são

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O TGD, conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento, envolve um grupo de 5 condições que dificultam as áreas de comportamento, comunicação, relacionamento, dentre outros aspectos de um indivíduo.

Apesar da maioria dos casos de TGD serem identificados antes dos 5 anos de idade, algumas pessoas podem demorar para buscar ajuda profissional para as crianças, já que os sintomas muitas vezes são sutis.

Para entender o que é o Transtorno Global do Desenvolvimento, quais são e como tratar, criamos esse artigo com informações importantes que vão te ajudar a entender mais sobre o assunto e fornecer o amparo adequado à saúde da criança.

O que é Transtorno Global do Desenvolvimento

Como o próprio nome diz, o Transtorno Global do Desenvolvimento é caracterizado por uma condição que afeta as funções do desenvolvimento.

No TGD, as crianças frequentemente manifestam suas ideias e interações sociais de maneira única e particular. 

Essas manifestações podem incluir dificuldades em expressar pensamentos e sentimentos, bem como desafios na compreensão de nuances sociais e na realização de tarefas motoras simples.

Essas dificuldades podem impactar significativamente a vida cotidiana da criança, tornando tarefas simples, como se comunicar e interagir com os outros, um verdadeiro desafio. 

Sem o devido acompanhamento e tratamento, essas crianças podem enfrentar obstáculos significativos em seu desenvolvimento e qualidade de vida.

Por isso, é importante combater a falta de conhecimento e compartilhar informações de qualidade para entender o que é TGD, como tratar e ajudar no desenvolvimento infantil para fornecer qualidade de vida à criança.

Quais são os Transtornos Globais do Desenvolvimento

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento são categorizados em 5 condições que afetam a maneira como as crianças interagirem com o mundo, que são:

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que engloba diferentes condições, mas é caracterizado principalmente pela dificuldade na comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos. 

Crianças com TEA podem apresentar dificuldades em fazer contato visual, entender e responder às emoções dos outros, iniciar ou manter conversas e desenvolver relacionamentos interpessoais. 

Além disso, elas podem exibir padrões repetitivos de comportamento, interesses restritos e intensos em assuntos específicos, aderência rígida a rotinas e resistência a mudanças no ambiente ou na rotina diária. 

Sensibilidades sensoriais incomuns, como hipersensibilidade ou hipoatividade a estímulos sensoriais como luz, som, tato, cheiro ou sabor, também são comuns em crianças com TEA. 

Essas características variam em intensidade de uma criança para outra, mas são fundamentais para compreender e identificar o Transtorno do Espectro Autista.

Síndrome de Rett

A Síndrome de Rett é uma condição genética rara que afeta principalmente meninas. 

Uma característica marcante dessa síndrome é a desaceleração ou regressão do desenvolvimento infantil, geralmente observada no primeiro ano de vida. 

Isso inclui a perda de habilidades motoras adquiridas, linguagem e habilidades sociais.

Além disso, crianças com Síndrome de Rett frequentemente apresentam apraxia grave, dificuldade em realizar movimentos coordenados, estereotipias motoras.

Entre elas, movimentos repetitivos das mãos, e comportamento social atípico, como falta de interesse em interagir com os outros e dificuldade em estabelecer relações sociais. 

Essas características variam em intensidade de uma criança para outra, mas são fundamentais para compreender e identificar a Síndrome de Rett.

Psicose infantil

A Psicose Infantil é uma condição que afeta o desenvolvimento infantil, caracterizada por alucinações e delírios. 

Esses sintomas impactam significativamente na interação social, linguagem e brincadeiras da criança, bem como em outros aspectos do seu desenvolvimento. 

Crianças com Psicose Infantil podem apresentar dificuldades em compreender e se comunicar com os outros, tendem a se isolar e podem exibir comportamentos incomuns ou desorganizados durante as atividades de brincadeira. 

Essa condição requer uma intervenção precoce e um acompanhamento especializado para minimizar o impacto negativo no desenvolvimento da criança e melhorar sua qualidade de vida.

Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é uma condição que faz parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela afeta a capacidade da pessoa de se comunicar e socializar de maneira adequada. 

Indivíduos com Síndrome de Asperger podem apresentar dificuldades na compreensão de pistas sociais sutis, como expressões faciais e tom de voz, e podem ter interesses restritos e intensos em assuntos específicos. 

Além disso, podem apresentar dificuldades na comunicação não verbal, como contato visual e expressão facial, e podem preferir interações sociais estruturadas ou repetitivas. 

Apesar desses desafios, muitas pessoas com Síndrome de Asperger possuem habilidades excepcionais em áreas específicas, como matemática, música ou arte. 

O diagnóstico precoce e intervenções apropriadas podem ajudar a minimizar os impactos negativos e apoiar o desenvolvimento saudável desses indivíduos.

Síndrome de Kanner

A Síndrome de Kanner, também conhecida como autismo clássico, é considerada a forma mais severa do Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Geralmente, manifesta-se nos primeiros anos de vida e é caracterizada por déficits significativos na comunicação social e comportamentos repetitivos ou restritos. 

Indivíduos com Síndrome de Kanner podem apresentar atraso motor, incluindo dificuldades na coordenação motora fina, bem como deficiências em outras áreas, como habilidades sociais e intelectuais. 

Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas tendem a impactar profundamente o funcionamento diário e o desenvolvimento da criança. 

O diagnóstico precoce e intervenções adequadas são fundamentais para ajudar a minimizar as dificuldades e promover o bem-estar desses indivíduos.

Como tratar os Transtornos Globais do Desenvolvimento em crianças

Para tratar os Transtornos Globais do Desenvolvimento, são implementadas diversas intervenções com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças, focando em áreas-chave como concentração, comunicação e coordenação motora. 

Essas intervenções podem incluir terapia comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia, intervenções educacionais personalizadas e programas de intervenção precoce. 

Cada criança é única, portanto, o plano de tratamento é individualizado para atender às necessidades específicas de desenvolvimento e funcionamento de cada uma. 

A abordagem multidisciplinar é frequentemente adotada, envolvendo uma equipe de profissionais de saúde e educação, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pediatras e educadores, trabalhando em conjunto para proporcionar o melhor suporte possível para a criança e sua família. 

Essas intervenções têm como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades funcionais, melhorar a independência e a autonomia da criança, e facilitar a sua integração na família, na escola e na comunidade.

Dessa forma, o Programa de Estimulação Global é indicado para crianças com TGD, pois busca trabalhar a estimulação de todas as áreas do desenvolvimento infantil. 

Por fim, vale ressaltar que o passo mais importante do tratamento é procurar ajuda especializada e profissional para um diagnóstico adequado. 

Para isso, convidamos você para acessar a nossa página de avaliação e diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento do Transtorno Global do Desenvolvimento.

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