Estímulo da linguagem no autismo: Como fazer?

Estímulo da linguagem no autismo Como fazer

O estímulo da linguagem no autismo é uma das tarefas mais importantes para desenvolver as habilidades de comunicação do autista.

Em síntese, o TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno que gera dificuldades de fala, seja ela verbal ou não verbal.

Todavia, isso não significa que a pessoa com autismo não consegue falar, mas sim que demonstra dificuldades de se comunicar, seja através da fala, de gestos, de olhares, de empatia e de demais recursos de comunicação.

Por isso, é muito importante que os pais e responsáveis de crianças autistas façam o estímulo da linguagem para que elas desenvolvam habilidades de comunicação, dentro das suas possibilidades.

Como fazer o estímulo da linguagem no autismo?

Antes de mais nada, é importante compreender que cada pessoa autista é única e diferente. Uma vez que existem níveis de autismo, o transtorno pode apresentar características diferentes a depender da pessoa.

Dessa maneira, algumas estratégias podem funcionar muito bem para alguns autistas, mas não para outros.

Por isso, é crucial buscar o auxílio de uma equipe transdisciplinar, para que o estímulo da linguagem no autismo seja feito de forma individualizada e direcionada.

Veja a seguir algumas maneiras de estimular a linguagem no autismo e desenvolver as habilidades de comunicação de pessoas com TEA:

Estimule contato visual e gestos

Sabemos que a comunicação não acontece apenas através da fala. Uma vez que também nos comunicamos de forma não verbal, seja por meio de gestos ou contato visual.

Por conta disso, é crucial estimular formas de comunicação não verbais nas crianças autistas.

Assim, os pais e responsáveis podem ensinar, por exemplo, a bater palmas, balançar a cabeça quando quiser falar sim ou não, apontar para objetos, abrir as mãos, entre outras maneiras.

Faça imitações

Uma outra forma muito eficaz de estímulo da linguagem no autismo é a partir da imitação, ou seja, ensinando a criança a repetir palavras e ações. Com isso, é possível criar situações ou utilizar brinquedos para chamar a sua atenção.

Deixe a criança se expressar

Para falar e se comunicar sem medo de errar, a criança precisa se sentir livre e segura. Por isso, deixar ela se expressar, sem corrigir os erros de maneira brusca, é fundamental para o processo de estímulo da linguagem.

Sendo assim, evite completar as frases ditas, e, caso ela não responda corretamente ou não responda, não force! Fale que está tudo bem, e tente novamente em um outro momento.

Use a tecnologia ao seu favor

No geral, os autistas costumam gostar bastante de tecnologia. E o legal é que, hoje, há diversos suportes visuais e softwares que podem ser utilizados para estimular a fala, como, por exemplo, imagens que produzem palavras e pedem para o usuário repetir.

Utilize linguagem simples

Evite utilizar palavras difíceis ou rebuscadas! Lembre-se que a criança precisa, primeiramente, compreender as palavras, e elas precisam ser o mais simples possível. 

Elogie sempre

Por fim, sempre elogie e parabenize a criança todas as vezes em que ela cumprir alguma atividade ou fizer algo positivo. Isso é importante para manter o seu envolvimento e motivação durante o processo.

Referências

SILVA, E. A. M. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A LINGUAGEM: A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 18, p. 174-188, 2020.

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